DOENÇAS INTESTINAIS

PRISÃO DE VENTRE

A prisão de ventre, também chamada de constipação, é caracterizada pelo trânsito intestinal lento, com fezes ressecadas e esforço para defecar. Existem exames que vão investigar essa funcionalidade do intestino, e com isso, ajudar a definir o tratamento. Este, por sua vez, consiste não só em medicações, mas também em mudança dos hábitos de vida, com atividades físicas, mudança alimentar, e controle do estresse.

SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL

Essa síndrome ocorre quando um intestino normal passa a sofrer com estímulos sensoriais alterados. Isso leva a um distúrbio de contração da musculatura intestinal. Os principais sintomas são dores abdominais, distensão gasosa, e alternância do ritmo intestinal. O tratamento vai se basear em medicações, mudanças alimentares e controle do estresse, já que situações de ansiedade e estresse são gatilhos para a piora do quadro.

CÂNCER DE INTESTINO

O câncer de intestino é o segundo mais frequente nas mulheres e o terceiro nos homens. Quando descoberto precocemente tem altas chances de cura. A colonoscopia é a melhor maneira de fazer o rastreio do câncer colo-retal, pois permite a detecção e retirada de lesões ainda pré-malignas. É indicado que todos façam colonoscopia a partir dos 45 anos, ou até antes, a depender do histórico familiar para essa doença.

DISBIOSE

A disbiose é um desequilíbrio entre as populações de bactérias que vivem em nosso intestino, alterando a digestão, formação das fezes, produção de hormônios. O estresse, alimentação irregular, sedentarismo, podem contribuir para esse desequilíbrio. Para o tratamento é preciso equilibrar a microbiota, sendo usados probióticos, enzimas digestivas, não esquecendo dos hábitos saudáveis de vida e de alimentação, e o controle do estresse.

E MAIS

Diverticulose, pólipos intestinais, incontinência fecal, hemorragia digestiva, doenças inflamatórias intestinais, retocolite ulcerativa, doença de Crhon, inércia colônica, dentre outras.