Avaliação anatômica da musculatura do ânus, reto e períneo. Importante para avaliar disfunções do assoalho pélvico, como a incontinência fecal, e muito usado no estudo pré-operatório de doenças anais como fístulas e fissuras.
É um exame radiológico que estuda a motilidade intestinal. Vai identificar pontos de maior lentidão na passagem das fezes pelo intestino grosso, e assim, guiar estratégias de tratamento mais específicas.
Tratamento conservador para o hemorroidas, onde se diminui o fluxo de sangue para as veias dilatadas, por meio de ligaduras a plicadas na base desses vasos. Tratamento simples, realizado em consultório, com bons resultados para hemorroidas de I e II graus.
Exame endoscópico que permite a visualização de todo o intestino grosso. Serve para investigar sintomas, realizar procedimentos, e é a principal arma na prevenção contra o câncer de intestino.
Tratamento especializado, realizado pelo fisioterapeuta, indicado para disfunções do assoalho pélvico. Por meio de exercícios e técnicas como o Biofeedback, promove reforço, melhora na sensibilidade, na estimulação, e nos reflexos do ânus, reto, e musculatura pélvica. Tem boa resposta na incontinência fecal e urinária, bem como, na constipação, no anismo, e outros distúrbios funcionais dessa região.
Com este exame podemos avaliar o tônus e reflexos da musculatura do ânus, reto e da pelve. Muito importante na investigação dos casos de intestino preso, incontinência, distúrbios do assoalho pélvico, e avaliação pré-operatória.